São Paulo, segunda-feira, 31 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centro histórico do Rio passa por revitalização

Restauração começa no entorno do Museu Nacional de Belas Artes e da Biblioteca Nacional, na Cinelândia

Arcos da Lapa já passam por revitalização há uma semana; obras deverão durar pelo menos mais oito meses

DIANA BRITO
DO RIO

O centro histórico do Rio vai ser revitalizado. Os trabalhos começam hoje, pelo entorno do Museu Nacional de Belas Artes e da Biblioteca Nacional, na Cinelândia.
O anúncio foi feito ontem pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante visita às obras dos Arcos da Lapa.
"O centro está muito degradado, com muito tempo de abandono, e a gente está fazendo um esforço grande para recuperar", afirmou.
O Grupamento de Revitalização do Centro Histórico terá como meta conservar os principais pontos turísticos da cidade. "Teremos a recuperação das pedras portuguesas das calçadas, da iluminação pública nessas áreas de fluxo de turistas e limpeza dos monumentos com retirada de pichações", diz o secretário de Conservação, Carlos Roberto Osório.

ARCOS DA LAPA
Já em obras desde a semana passada, os Arcos da Lapa devem estar restaurados em oito meses, segundo o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O monumento não passava por grandes reformas há 35 anos.
Durante o trabalho, a circulação dos bondinhos não será interrompida. A restauração inclui a recuperação e a pintura de toda a estrutura lateral. Também será mudado o sistema de iluminação.
Na visita às obras, Paes afirmou também que estão sendo realizados estudos para transformar o bairro da Lapa em uma área de lazer durante os fins de semana assim como já ocorre em toda a orla da zona sul carioca.
"A CET-Rio estuda fechar o trânsito de algumas ruas nos dias de mais movimento, de repente de quinta-feira a domingo."


Texto Anterior: Testes não podem virar caça às bruxas, afirma especialista
Próximo Texto: 46% dos sem-teto do centro são paulistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.