São Paulo, Sábado, 31 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOLTA ÀS AULAS
Trânsito deve ser bom no último fim-de-semana das férias; rodízio paulistano volta na segunda
Rodovias devem ter pouco movimento

da Reportagem Local

As empresas que gerenciam as principais rodovias de São Paulo recomendam horários diferentes para o retorno à capital amanhã -último dia de férias nas escolas particulares.
Para quem está no interior, o melhor horário para viajar é de manhã. Já a volta do litoral deve ser feita no começo da tarde.
A Ecovias, concessionária do sistema Anchieta/Imigrantes, recomenda o retorno entre as 13h e as 16h. Para a empresa, o pior horário para viajar é das 18h e às 22h.
A operação subida pelo esquema 2x5 (com a ida ao litoral por duas faixas da Anchieta e a subida da serra por duas faixas dessa estrada e mais três da Imigrantes) será implantada a partir das 14h de domingo.
A Ecovias prevê que de 80 a 145 mil veículos se dirijam ao litoral neste fim-de-semana. É pouco movimento, se comparado ao de fins-de-semana prolongados -em geral, 1 milhão- e à frota paulistana -4,8 milhões.
A AutoBan, responsável pelo sistema Anhanguera/Bandeirantes, sugere ao motorista voltar no domingo de manhã. Ela estima em 100 mil o número de veículos que retornarão à capital.
Segundo o engenheiro Fabio Abrita, o pior período nas rodovias Anhanguera e Bandeirantes será entre as 15h e as 21h.
A concessionária da via Dutra desaconselha o uso da estrada depois das 14h de domingo.

Rodízio volta
O rodízio de veículos na cidade de São Paulo volta na segunda-feira, dia de retomada de aulas na rede particular de ensino. A rede municipal voltou às aulas no dia 19 e a estadual, na última segunda.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) também implanta a Operação Volta às Aulas, com marronzinhos fiscalizando especialmente o trânsito perto das escolas onde há movimento intenso de veículos.
Não serão permitidos os estacionamentos irregulares e a formação de filas duplas. Ao todo, serão fiscalizadas 79 escolas.
O rodízio municipal volta a funcionar com as mesmas restrições de área e horários adotados desde a sua implantação, em outubro de 97. Na segunda-feira, ficam proibidos de circular, das 7h às 10h e das 17h às 20h, os veículos com placas de finais 1 e 2.
Para a CET, a suspensão do rodízio em julho foi um dos motivos do aumento dos congestionamentos. Até o último dia 22, as médias de lentidão foram de 67 quilômetros na parte da manhã e de 155 quilômetros à tarde.
As marcas superaram a média de junho -56 quilômetros de manhã e 133 quilômetros à tarde. Com a volta do rodízio, cerca de 600 mil veículos deverão deixar de circular nos horários de pico.


Texto Anterior: Jatene propõe erradicação total
Próximo Texto: Tempo: Nevoeiro faz barca ficar parada na baía
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.