São Paulo, sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Em 1996, batida matou 15 no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

O acidente com os dois trens de ontem foi o pior, em número de mortos, dos últimos dez anos no Rio e também o mais grave desde que o serviço de trens metropolitanos foi concedido à SuperVia.
Antes de 1997, o pior acidente registrado no Estado, em número de mortes, aconteceu em 1996, quando um choque entre um trem de passageiros e outro de carga na altura do município de Japeri (Baixada Fluminense) deixou 15 pessoas mortas.
Na ocasião, a Rede Ferroviária Federal -que administrava o sistema- informou que se tratava do mais trágico acidente da história da empresa.
Na época, a causa apontada do acidente foi falha no sistema de freios do trem de carga, que acabou batendo na traseira do trem de passageiros.
Após a concessão da rede de trens metropolitanos à SuperVia, em 1998, a maioria dos acidentes com mortos aconteceu em passagens de nível e envolveu carros ou ônibus.
Foi o que aconteceu no ano passado, em São João de Meriti (também na Baixada Fluminense), quando um carro colidiu com um trem de carga numa passagem de nível, deixando três pessoas mortas.
Dois anos antes, em 2004, dois trens de passageiros colidiram também em Japeri, deixando 52 pessoas feridas.
Desde que a SuperVia assumiu, o acidente mais grave entre trens de passageiros foi em 1999. Quatro pessoas morreram e 32 ficaram feridas quando trens que trafegavam pela mesma linha, em sentidos opostos, bateram em Pilares (zona norte do Rio).

Texto Anterior: "As ferragens sugavam as pessoas", diz sobrevivente
Próximo Texto: Para sindicato, acidente está relacionado à falta de manutenção na linha férrea
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.