São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

PATRIMÔNIO
Imagens religiosas do século 17 são encontradas

em igreja do litoral de SP Seis imagens religiosas do século 17 foram encontradas na Igreja Matriz de São Sebastião, no litoral norte do Estado de São Paulo, durante obras de recuperação realizadas há três meses no local. A peça mais importante seria o fragmento do pedestal de Santa Luzia, datada de 1652.
As imagens, feitas de terracota, estavam emparedadas na capela. O pedreiro Damião Gadelha encontrou as relíquias enquanto reabria as janelas da capela, que haviam sido fechadas em reformas anteriores.
No mesmo local, também foram localizadas imagens de Nossa Senhora com o Menino Jesus, com cerca de 1,50 metro de altura, um santo Antônio e um santo vestido de bispo, ainda desconhecido.
"Acreditamos que as obras estavam danificadas e, como não era possível jogar imagens santas no lixo, resolveram emparedar", disse a arquiteta da divisão de Patrimônio Histórico de São Sebastião, Fernanda Palumbo.
O arqueólogo que acompanha a reforma da igreja, Wagner Bornal, disse que imagens dessa época são raras e têm importância histórica nacional.
As peças, que serão avaliadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), serão expostas hoje no Arquivo de Patrimônio Histórico de São Sebastião.
A reforma da igreja, orçada em R$ 800 mil, faz parte de um projeto de resgate histórico da prefeitura. Ainda serão recuperados 29 casarões na área central de São Sebastião. (FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE)

Texto Anterior: Inclusão de nome no SPC é polêmica
Próximo Texto: Duas crianças morrem em incêndio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.