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5 POLUIÇÃO DO AR
Inspeção veicular limpa a atmosfera
DA REPORTAGEM LOCAL
Uma única medida conseguiria
reduzir de 20% a 30% o volume
de partículas inaláveis, um dos
mais graves poluentes do ar de
São Paulo, segundo o engenheiro
químico e sanitarista João Vicente
Assunção, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP: a inspeção veicular.
"Todo mundo sabe que o efeito
seria grande, mas a inspeção veicular virou um lenga-lenga que já
dura dez anos", conta o professor.
A técnica, segundo ele, pode reduzir a poluição se atuar sobre os
carros mais velhos da frota
-aqueles que são considerados
os mais poluentes.
A medida é adiada por causa do
custo político que teria, de acordo
com Assunção: seria mais uma taxa para o paulistano pagar, cujo
valor deve girar em torno de R$
50. "Essa é uma taxa boa porque
tem um efeito rápido sobre a saúde pública", diz.
Assunção defende um pacote
para reduzir os poluentes no ar,
com três ingredientes: transporte
público "limpo" (movido por
energia elétrica e gás natural),
pesquisa tecnológica para reduzir
os componentes poluentes do
combustível e campanhas que estimulem as pessoas a andar a pé
ou de bicicleta.
As partículas inaláveis são um
subproduto do óleo diesel usado
em veículos e nas indústrias. Para
reduzi-las, segundo Assunção, a
prioridade deve ser utilizar o metrô e os ônibus movidos a gás natural -atualmente, dos 10 mil
ônibus que rodam na cidade de
São Paulo, não passam de 2% os
que ônibus que usam esse tipo de
combustível.
Outra tecnologia que deve ser
prioritária no transporte público,
de acordo com Assunção, é a dos
ônibus híbridos (diesel e elétrico)
pela razão óbvia de que consomem menos óleo diesel.
O transporte público precisa
também ter estratégias para seduzir a classe média e forçá-la a deixar o carro em casa.
Tudo isso, porém, pode não ser
suficiente para melhorar o ar. Nova York é um dos melhores exemplos. A cidade tem 1.062 quilômetros de linhas de metrô e taxas de
poluição altas. Contra esse beco,
só há uma saída, diz Assunção: as
pessoas precisam andar mais a pé
ou de bicicleta.
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