Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Missão pedirá aos EUA que puna pilotos de jato Legacy

Aeronave bateu contra avião da Gol em 2006

DE BRASÍLIA

Uma missão com dois deputados federais vai a Washington (EUA) na próxima semana pedir a interferência de congressistas americanos para punir os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino.

Os dois conduziam o Legacy que se chocou com o avião da Gol, em 2006, acidente que deixou 154 mortos.

"Não é justo que o Brasil puna os controladores, e os pilotos continuem livres como se nada tivesse acontecido. Está provado que eles erraram", afirma o deputado Dimas Ramalho (PPS-SP).

Também compõem a missão o deputado Geraldo Thadeu (PSD-MG), um perito e o advogado da associação de vítimas do acidente de 2006.

Rosane Gutjahr, integrante da entidade, diz que o objetivo é buscar uma sanção na esfera administrativa, que proíba os pilotos de voarem.

As famílias aguardam decisão penal na segunda instância da Justiça brasileira. Na primeira, os pilotos foram condenados, mas a pena foi revertida em trabalho comunitário -punição considerada "ridícula" por Gutjahr.

Se não conseguirem uma condenação considerada justa, os familiares de vítimas prometem recorrer, uma outra vez, aos americanos.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) diz que vai julgar até o fim do mês recurso de Lepore contra multa aplicada pelo fato de os pilotos estarem voando com sistemas anticolisão desligados.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.