Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Escavação na zona portuária do Rio acha 3º canhão do século 17

DO RIO

Pesquisadores encontraram o terceiro canhão datado, provavelmente, do século 17 na zona portuária do Rio de Janeiro.

Ele foi retirado ontem do local para análise de técnicos da Subsecretaria de Patrimônio Histórico do Rio.

Os três armamentos foram encontrados durante as obras para revitalização do porto. Os dois primeiros foram achados há três semanas.

Todos estavam próximos aos cais da Imperatriz e do Valongo, construídos no século 19.

De acordo com pesquisadores, os três canhões foram instalados ao longo da costa para proteger o Rio contra invasões estrangeiras.

Equipes da Gerência de Monumentos e Chafarizes, órgão da Secretaria Municipal de Conservação do Rio, fizeram a retirada e o transporte do canhão, que tem aproximadamente 1,5 metro de comprimento.

Após análise técnica, o armamento será restaurado.

CAIS DA IMPERATRIZ

Desde março do ano passado, pesquisadores analisam o material arqueológico encontrado no local onde havia o cais do Valongo, local de chegada de escravos no início do século 19.

Arqueólogos encontraram ainda vestígios do cais da Imperatriz, projetado pelo arquiteto francês Grandjean de Montigny e construído em 1843 para receber a imperatriz Teresa Cristina, mulher do imperador D. Pedro 2º.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.