Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Hábito alimentar saudável é aprendido durante a infância

LARISSA BALDINI FARJALLA MATTAR
ESPECIAL PARA A FOLHA

É importante ensinar a criança sobre alimentação saudável desde os primeiros anos de vida, pois é neste momento que ocorre a formação do seu hábito alimentar.

Então é necessário introduzir e apresentar à criança uma maior diversidade de alimentos e preparações, priorizando sempre os de boa qualidade nutricional.

A participação dos pais na formação deste hábito alimentar saudável é importantíssima, uma vez que eles são os responsáveis por apresentar aos seus filhos o mundo dos alimentos. A alimentação a ser oferecida em casa deve ser colorida, diversificada e balanceada, para a criança não enjoar e aprender a comer de tudo, e assim evitar qualquer distúrbio alimentar, como a obesidade infantil.

Além dos pais, a escola também é importante na formação e na promoção do hábito alimentar saudável. Isso porque o tempo de permanência na escola é longo, e a criança realiza ao menos uma refeição no local por dia, durante cinco dias da semana.

Por isso, é imprescindível que a escola ofereça um cardápio saudável e equilibrado, e que inclua na sua grade curricular atividades sobre educação nutricional.

Os programas de alimentação escolar não devem apenas garantir à criança o acesso, mas também incentivar o consumo de alimentos saudáveis e nutritivos, evitando os distúrbios alimentares.

A promoção do hábito alimentar saudável em crianças deve ser contínua, em casa e na escola, com o objetivo de prevenir a obesidade infantil e garantir alimentação com qualidade e equilíbrio ao longo da vida toda.

LARISSA BALDINI FARJALLA MATTAR é nutricionista do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.