Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Saiba mais

Secretário é alvo de denúncia da 'máfia da merenda'

DE SÃO PAULO

Secretário municipal da Saúde de São Paulo desde o final de 2007, Januário Montone foi um dos denunciados pelo Ministério Público de São Paulo por suspeitas de envolvimento em fraudes na licitação da merenda escolar -antes de assumir a Saúde, ele era secretário de Gestão, responsável pela merenda.

A "máfia da merenda", como o grupo ficou conhecido, foi denunciada sob acusação de formação de cartel, fraude a licitação, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Após quatro anos de investigação, o Ministério Público denunciou 35 pessoas, entre elas sete empresários e 20 executivos, suspeitos de conluio para fraudar licitações da merenda em várias prefeituras, incluindo São Paulo.

Segundo a Promotoria, as empresas eram beneficiadas nas licitações e, em troca, pagavam uma porcentagem a funcionários municipais, além de emitir notas fiscais falsas.

Foram denunciados empresários e executivos das empresas, incluindo a SP Alimentação, e advogados.

Os envolvidos negam as acusações feitas pelo Ministério Público. "É difícil para quem só foi ouvido uma vez, na qualidade de testemunha, e agora aparece como 'suspeito de receber propina'", disse o secretário Montone à época.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.