Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Adolescentes suspeitos de cometer infrações dormem algemados no ES

Imagens de unidade superlotada chegaram à Pastoral do Menor

DANIEL CARVALHO
DE SÃO PAULO

Imagens divulgadas pela Pastoral do Menor no Espírito Santo mostram jovens suspeitos de cometer infrações amontoados em celas e dormindo algemados em um centro de internação.

As fotos, recebidas pelo coordenador da pastoral, padre Xavier Paolillo, mostram adolescentes dormindo algemados às grades. Há garotos presos a outros pelos tornozelos.

A Unai (Unidade de Atendimento Inicial), localizada em Vitória, é uma antiga delegacia improvisada para receber jovens à espera de encaminhamento. Eles deveriam passar até 24 horas no local, mas chegam a ficar até oito dias, diz Paolillo.

Segundo o religioso, celas feitas para seis pessoas abrigavam até 16 garotos entre 12 e 21 anos no último dia 1º. A Unai tem capacidade para 64 jovens, em duas alas. Uma delas está em reforma. Mais de 80 rapazes se amontoam na ala livre -muitos dormem no chão, diz o coordenador da pastoral.

A entidade afirma pedir a desativação da unidade ao governo do Estado desde 1999.

"Queremos que o adolescente seja responsabilizado [pela suposta infração], mas dentro de uma estrutura que responda aos requisitos legais", disse o padre.

A corregedoria do Iases (Instituto de Atendimento Socioeducativo do ES) vai apurar o uso de algemas. A diretora-presidente do instituto, Silvana Gallina, afirma que o uso é regulamentado, mas reconhece possível erro. "Parece que tem irregularidade porque adolescente dormindo não oferece risco", disse.

A ala em reforma deve ser entregue hoje. Um centro integrado para polícias Civil e Militar, Ministério Público, Defensoria Pública e Justiça está previsto para setembro.

Em 60 dias, as instituições devem se reunir em espaço provisório para acelerar o encaminhamento dos jovens a centros de reeducação.

Veja fotos dos jovens

folha.com/no1071852

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.