Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Serviço da Webjet permite despachar bagagem sozinho

DE SÃO PAULO

A Webjet implantou no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), um equipamento que permite ao passageiro fazer o check-in e despachar a bagagem sozinho.

O dispositivo, existente em aeroportos na Europa e nos Estados Unidos, funciona assim: o passageiro faz o check-in por um totem e coloca a bagagem em uma balança.

Se a mala tiver mais de 23 quilos, o passageiro paga na hora o excedente, com cartão de crédito. Em seguida, uma etiqueta é impressa e a bagagem, despachada.

Diferentemente do check-in convencional, no sistema automatizado é o passageiro que tem de etiquetar a mala.

A empresa começou o serviço em 29 de março no terminal 4 de Cumbica. Há dois totens disponíveis; os demais são balcões convencionais.

ADESÃO

Segundo a companhia, cerca de 300 pessoas usam o serviço diariamente, 12% dos passageiros da Webjet ali no mesmo período.

Quem usa o equipamento leva no máximo dois minutos para concluir o processo. A vantagem é não precisar pegar filas. A desvantagem é que, principalmente nesta fase inicial, o uso do totem e da balança, mais a colocação das etiquetas na bagagem, pode ser confuso.

Entre as outras companhias aéreas do Brasil, a Gol também estuda adotar o check-in automático com balança se a experiência da Webjet der certo, apurou a Folha.

Não há prazos para que isso aconteça, entretanto. A Gol comprou a Webjet em 2011.

A TAM e a Azul informaram não ter planos de fazê-lo.

A Webjet ocupa desde fevereiro o terminal 4 de Cumbica. Em março, a Folha mostrou que o local está ocioso -menos da metade da sua capacidade é usada. A Gol é a mais cotada para transferir as operações para o local.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.