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Demora é a principal queixa de passageiros

SPTrans também registrou reclamações sobre motorista que não para no ponto de ônibus

PAULA FELIX
DO “AGORA”

A demora para o ônibus passar no ponto ou chegar ao terminal ficou em primeiro lugar entre as dez principais reclamações dos usuários do transporte público na capital.

A espera pelo coletivo fez com que mais de 45 mil pessoas se queixassem para a SPTrans (empresa que gerencia o transporte público) no ano passado. Em 2010, o problema também ficou em primeiro lugar no ranking.

Na capital, 6 milhões de pessoas utilizam ônibus por dia. Segundo o balanço da SPTrans, o número total de queixas saltou de 119.755, em 2010, para 143.901, em 2011. A empresa atribui o aumento à maior divulgação dos meios utilizados pelos usuários para fazer reclamações.

O auxiliar técnico Wesley Gomes Alves, 22, trabalha no bairro da Casa Verde (zona norte de SP) e reclama da espera pelo ônibus. "No terminal da Casa Verde, espero uns 40 ou 50 minutos."

Ele mora no Ipiranga (zona sul) e passa ainda pelo terminal Parque Dom Pedro 2º, onde costuma esperar até 30 minutos pelo coletivo.

"O ônibus sempre lota e isso é ruim também", afirma. A superlotação ocupou o oitavo lugar no ranking.

A funcionária pública Daniela Frigeri, 28, afirma que costuma esperar entre 20 e 30 minutos pela chegada do ônibus, quando vai para o trabalho, e ao voltar para casa, todos os dias.

Ela mora na zona leste e trabalha no centro. "Dá até desânimo, porque sei que vou ficar esperando e ainda terei de ir em um ônibus cheio."

Ela conta que já fez duas reclamações pelo site da SPTrans. Para Daniela, deveria haver mais investimentos no transporte público. "Os ônibus têm muitos problemas. As pessoas desistiriam de usar carro se o sistema funcionasse bem."

OUTRAS RECLAMAÇÕES

Em segundo lugar nas queixas ficaram os motoristas que não param quando alguém acena no ponto ou na hora em que o passageiro quer descer, com mais de 28 mil reclamações. O terceiro lugar foi para a direção perigosa, que rendeu 16 mil reclamações à prefeitura.

Passageiros que se sentiram destratados pelos condutores também entraram em contato com a SPTrans. A queixa foi a quinta colocada no ano passado e também em 2010. Em quarto lugar, ficou a conduta inadequada do profissional.

No 10º lugar, a falta de limpeza nas instalações e na parte externa dos ônibus da capital incomodou mais de 2.500 pessoas.

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