Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Metrô diz que vai trocar sistema; falha surpreende especialistas

DE SÃO PAULO

A tecnologia usada no sistema de operação automática da maioria dos trens do Metrô deve começar a ser trocada a partir de junho.

O novo mecanismo está em teste na linha 2-verde. A grande diferença dele, com o que existe hoje, é que será permitido operar com mais trens em um mesmo ramal.

Em tese, por ser uma tecnologia mais moderna, ela controla melhor a distância entre as composições.

Apesar da substituição, tanto o sistema novo como o que está em uso atualmente não estão livres de panes.

Mesmo assim, a falha registrada ontem no Metrô é considerada como mais do que improvável por especialistas e funcionários.

"Esses sistemas funcionam sempre a favor da segurança. Eles são feitos feitos para evitar colisões e não o contrário [como parece que ocorre ontem]", afirma Telmo Porto, especialista em sistemas metroferroviários e professor da Escola Politécnica da USP.

No caso de ontem, mesmo após a falha, o sistema deveria ter dado uma mensagem para o trem parar e não para ele acelerar.

De acordo com o sindicato dos metroviários, não há registro de uma falha igual a de ontem na história do Metrô.

SISTEMA AUTOMÁTICO

O sistema automático é responsável pelo controle de todo o deslocamento dos trens. Manda ele acelerar e frear.

No caso da linha 3-vermelha, as informações são colhidas pelo sistema de controle da linha por meio de sensores instalados nos trilhos.

A versão oficial do governo de São Paulo é que um único processador, instalado entre as estações Penha e Carrão, passou a enviar informações erradas para o sistema.

Segundo o Metrô, não há nenhum mecanismo para fazer a correção automática do defeito registrado ontem.

O operador que freou o trem diz que a máquina recebeu mensagem para acelerar até 100 km/h. Velocidade jamais usada no trecho.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.