Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crianças sofrem mais com falta de infraestrutura

DO RIO

As crianças são as que mais sofrem com as condições precárias do entorno da moradia e que estão mais expostas ao lixo e ao esgoto a céu aberto.

Segundo dados do Censo de 2010 do IBGE, 15% das crianças de zero a nove anos viviam em ruas com valetas de esgoto e 6,4% com lixo espalhado na via pública.

Tal realidade contrasta com a dos mais velhos. Na faixa de mais de 60 anos, apenas 9,1% dos moradores residiam em ruas com esgoto exposto e 3,8% com lixo nas vias.

Segundo Sonia Rocha, pesquisadora do Iets (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade), a situação das crianças está ligada à renda familiar, que tende a ser mais baixa em lares com crianças -já que apenas os adultos trabalham e o dinheiro é dividido por mais pessoas.

"Famílias com crianças são mais pobres, pois a própria presença da criança está vinculada a uma vulnerabilidade maior, pois há um consumidor a mais no domicílio que ainda não está no mercado de trabalho", diz.

O IBGE avalia ainda que os mais idosos puderam acumular mais renda, o que permite a eles viver em bairros com mais serviços.

Outro dado que chama a atenção é a arborização: 63% dos jovens moram em ruas com árvores no entorno das casas. O percentual sobe para 72,3% no caso dos idosos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.