Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Escavações revelam sítio arqueológico no Leblon

DO RIO

A construção de um prédio revelou, pela primeira vez, um sítio arqueológico no valorizado bairro do Leblon, na zona sul do Rio.

Iniciadas em fevereiro, as escavações do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) revelaram mais de 500 fragmentos, como pedaços de azulejos, garrafas e louças datadas dos séculos 18 e 19.

O instituto foi acionado pela prefeitura para estudar o terreno de 190 m² na rua General Urquiza antes do início das obras pela Mozak Engenharia. A área abrigava uma lavanderia, que foi demolida no ano passado.

"Já encontramos outros sítios arqueológicos na zona sul, mas no Leblon foi a primeira vez", diz Rosana Najjar, coordenadora de arqueologia do Iphan.

Dois resquícios do século 18 chamaram atenção dos técnicos: uma moeda de cobre datada de 1700 e um muro de pedra, feito com uma argamassa de cal misturada a conchas.

"Encontramos estruturas anteriores à ocupação do Charles Leblon no século 19", diz a arqueóloga Jackeline de Macedo, citando o proprietário que deu nome ao bairro.

"Aquela região era toda dividida em chácaras e, provavelmente, o muro delimitava uma dessas áreas. Chegamos a escavar a uma profundidade de 2,40 metros para coletar todo o material", acrescenta Jackeline.

CONTINUIDADE

O encerramento da pesquisa arqueológica no Leblon está previsto para hoje. Com o aval do Iphan, o espaço será liberado para a Mozak Engenharia, que poderá dar sequência à construção de um edifício de seis andares.

Todo o acervo arqueológico será levado para o Iphan. A próxima etapa dos técnicos será catalogar, e contextualizar, o material obtido no trabalho de campo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.