Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rio+20

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Reunião de alto nível começa esvaziada

Presidente Dilma assume formalmente hoje comando da conferência, marcada pela ausência de potências

Encontro de líderes vai durar três dias; chefes de Estado ou de governo confirmados são apenas 17 até agora

FERNANDO RODRIGUES
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

A presidente Dilma Rousseff assume hoje no Rio formalmente o comando da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Será uma cúpula com 190 países representados, mas esvaziada de chefes de Estado ou de governo da parte rica do planeta.

A Folha comparou quais dos 30 países mais ricos enviaram seus representantes principais em 1992 e quais estarão presentes hoje. O número é semelhante: 19 chefes de Estado ou de governo vieram à Eco-92. Para a Rio+20, há até agora 17 confirmações.

Mas quando se observa o PIB desses países, nota-se uma grande desproporção. Em 1992, quando se consideravam os 30 mais ricos, a soma dos PIBs dos que enviaram chefes de Estado e de governo à conferência equivalia 70% desse grupo. Hoje, o percentual cai para 44%.

Diferentemente de 1992, não enviaram seus representantes principais agora EUA, Alemanha, Reino Unido e Canadá, entre outros.

Uma contabilização bem precisa só poderá ser feita na sexta-feira, último dia da Rio+20. Sempre pode haver confirmações ou cancelamentos de última hora. Em 1992, o primeiro-ministro do Japão decidiu não vir ao Brasil na noite anterior.

A cúpula dos chefes de Estado vai durar três dias. Todos os representantes dos 190 países usarão a tribuna para falar. O discurso de Dilma enfatizará o interesse do Brasil em avançar nas políticas para o ambiente -compensando um pouco o conteúdo comedido da declaração final. Sua chegada estava prevista para a madrugada de hoje.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.