Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pedestres mostram, em livro, como viver sem carro

Obra traz depoimentos e dicas de 12 personalidades

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

O que têm em comum o urbanista Candido Malta, a VJ Jana Rosa e Sergio Kalil, sócio do restaurante Spot? Pessoas com visibilidade pública? Sim. Mas também são pedestres contumazes, que "esnobam" o carro ao se deslocar pela cidade.

"Como Viver em São Paulo sem Carro", livro do jornalista Leão Serva e do empresário Alexandre Lafer Frankel que será lançado amanhã, reúne depoimentos e dicas de 12 figuras paulistanas para explicar o que seu título propõe.

Os "conselhos" dos veteranos vão desde usar sapatos confortáveis a fazer um planejamento mais detalhado do dia antes de sair de casa.

Claro que morar perto do trabalho facilita a vida de quem quer ser pedestre. Esse é um ponto comum da maior parte dos entrevistados. Mas nem só de caminhar vive quem largou (ou nunca teve) o carro.

A VJ da MTV Jana Rosa vai de Higienópolis (na região central, onde mora) à emissora, no Sumaré (zona oeste), de táxi. Mas volta a pé sempre que pode. "Não consigo ver [o carro] como necessidade básica."

Quando o trajeto é outro e é preciso pegar um ônibus, a estratégia é usar o GPS do smartphone, conta Jana.

Sérgio Kalil, sócio dos restaurantes Spot e Ritz, também usa o celular para decidir o trajeto a fazer a pé. "Mostra até quantos minutos. Faço em menos. Tenho um passo rápido."

Kalil vendeu o carro há 14 anos. Hoje, vai a pé do Spot (na região da av. Paulista) até ao cabeleireiro, no shopping Iguatemi. São 35 minutos.

Morador da Vila Madalena (zona oeste), o jornalista Gilberto Dimenstein, colunista do site da Folha, vai a pé para o trabalho, também no bairro. Mas ele não renega o carro.

"Pode usar de vez em quando. Não precisa ser fundamentalista", brinca. "Aí [quando saio de carro] compro de cueca a pasta de dente."

COMO VIVER EM SÃO PAULO SEM CARRO
EDITORA Santa Clara Ideias
QUANDO 5 de julho, às 20h
ONDE Restaurante Spot (alameda Ministro Rocha Azevedo, 72)
QUANTO R$ 32

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.