Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Perto de virar 'quarentão', Playcenter baixa as portas

Após 39 anos de sucessos e polêmicas, parque chega ao fim às 19h de hoje

Um novo parque, do mesmo grupo, será aberto no local; atração, porém, será totalmente voltada para as crianças

EMILIO SANT’ANNA
DE SÃO PAULO

No final dos anos 80, quase todos os garotos do colégio já haviam ido ao Playcenter. Vez por outra, algum aparecia contando suas "aventuras" de fim de semana no parque da marginal Tietê.

Eram então os primeiros anos das Noites do Terror e nunca ter colocado os pés naquele lugar era a pior das maldições para um menino de qualquer idade.

Era impossível passar pela marginal e ser indiferente àquele enorme Barco Viking que teimava em balançar sempre repleto de crianças.

Ou então, ao enorme looping da montanha-russa que se via de longe e às filas que se formavam na entrada.

Logo mais, também vai ser impossível para cada um daqueles garotos não sentir um gostinho frio de nostalgia quando às 19h o Playcenter oficialmente deixar de existir.

Difícil imaginar a marginal Tietê, logo depois da ponte do Limão, ainda na zona oeste de São Paulo, sem aquela profusão de luzes piscantes.

Nos acostumamos ao parque, mesmo após cada polêmica causada pelos acidentes que ocorreram ali, a ponto de considerá-lo uma das muitas caras de São Paulo.

Amanhã, no entanto, o parque que envelheceu com os meninos da escola não vai estar mais lá e com ele vai um pedacinho da infância daqueles garotos.

Após 39 anos de operação, o Playcenter dará lugar a um novo parque, agora totalmente voltado para o público infantil. Nada mais de Splashs, Mongas, elevadores ou montanhas-russas radicais.

A previsão é que o novo parque seja aberto em 2013, inaugurando a tendência de parques para crianças acompanhadas de seus pais.

Bem, pelo menos, outras crianças devem ganhar.

Quanto a mim, que só aos 13 anos me livrei da "maldição" de nunca ter colocado os pés no Playcenter, também vou perder. Mas ao contrário dos meninos do colégio, será uma parte importante do início de minha adolescência.

-

NOITES DO TERROR
A primeira edição das Noites do Terror foi realizada em agosto de 1988. Durou três finais de semana e logo se transformou numa das temporadas mais aguardadas do parque.

Atores vestidos de monstros, múmias e vampiros aterrorizavam os frequentadores que formavam enormes filas para serem apavorados.

Personagens como Jason, Freddy Krueger e a menina de "O Exorcista" também aparecerem por lá e ajudaram a atração a se tornar uma das mais famosas de todo o Playcenter.

MICHAEL JACKSON
Apesar de ter um parque só seu em seu rancho chamado Never Land, em Santa Bárbara, na Califórnia, o rei do pop (1958-2009) fechou o parque para ele e seus convidados quando esteve por aqui durante sua turnê em 1993.

Michael Jackson permaneceu no Playcenter durante duas horas e meia, tempo suficiente para causar uma grande aglomeração de fãs e curiosos do lado de fora.

Não por acaso, o parque reuniu admiradores num evento após sua morte.

ACIDENTES NO PARQUE
Em abril de 2011,a trava do brinquedo Double Shock, que fazia giros de 360º a uma altura de 12 m, se abriu e oito pessoas se feriram.

Não era a primeira vez que o parque enfrentava uma situação como essa. Em 1995, um acidente no brinquedo Space Loop deixou um estudante, na época com 11 anos, ferido.

Em 1998, um mecânico morreu atingido por um carrinho de uma montanha-russa

Em 2010, um novo acidente, dessa vez no Looping Star, deixou 15 pessoas feridas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.