Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Paralisação na Anvisa ameaça análise de sangue

DE BRASÍLIA

Análises de sangue para detectar doenças como a gripe A, controlar a diabetes e liberar transfusões podem ser comprometidas nos próximos dias caso a greve da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) seja mantida, alertam médicos e laboratórios.

A paralisação se arrasta desde o último dia 16 e não há perspectivas de quando vá chegar ao fim -o governo ainda não deu início às negociações.

Boa parte dos reagentes usados nos testes são importados e estão retidos em portos e aeroportos. Mesmo com a liminar para que a Anvisa libere mercadorias em até 48 horas e com medidas do governo, a situação é tida como crítica.

Para Carlos Eduardo Gouvêa, da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial, não está claro como vai funcionar o repasse aos Estados da atribuição de fazer as inspeções.

Laboratórios já preveem atrasos na entrega de resultados. Irineu Grinberg, da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, afirma que muitos estão usando reagentes similares.

Segundo o Sinagências (que representa as agências nacionais), não há desabastecimento -um terço da equipe atua, em Guarulhos, na liberação desse tipo de mercadoria.

A Anvisa diz que não recebeu reclamações sobre esses materiais.

(JOHANNA NUBLAT)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.