Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Pichações 'poéticas' viram febre nas ruas

Intervenções aparecem em orelhões e placas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cada vez que um sujeito passa pela rua Wizard, na Vila Madalena (zona oeste de São Paulo), depara-se com uma pergunta, escrita num orelhão: "Você já abraçou alguém hoje?". E não é só lá.

A frase tem sido espalhada por orelhões, muros, postes e até em ônibus em quase todas as regiões da cidade.

É escrita de forma bem simples: um canetão atômico preto e em letra cursiva.

"Eu não abracei ninguém", responde a faxineira Edicleide Santos, 40, ao passar pela mensagem. "Nunca tinha parado para ver. A frase é bonita", diz, observando o orelhão.

"Mais amor, por favor", "Pire" e "Permita-se" são outras frases encontradas pelas ruas de São Paulo. Elas estão em muros, placas de trânsito, lixeiras e postes de luz.

Parte dessas mensagens é feita por anônimos, mas também há trabalhos de coletivos de arte como Vamo pra Rua e Mais Amor, Por Favor.

PARE OU PIRE?

Como as pichações que conhecemos, essas novas intervenções urbanas são feitas sem permissão da prefeitura e às vezes atrapalham a cidade.

A placa de trânsito "PARE", por exemplo, virou "PIRE" na rua Armando Pinto, no Alto de Pinheiros. A brincadeira pode confundir os motoristas.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que, por causa de depredação, troca cerca de 1.200 placas por mês em toda a cidade, a um custo mínimo de R$ 90 mil. Mas não sabe informar quantas são trocadas especialmente por causa de pichação.

Artistas têm outra opinião. "Acho que pode atrapalhar, mas faz parte do jogo urbano. É muito pouco provável que o motorista olhe para a placa e pire de verdade", brinca Carlos Inada, produtor cultural.

Outras mensagens podem ter até utilidade pública, como a "Watch your steps" (observe seus passos), escrita em escadas. Mas isso não é unanimidade. "É um alerta, mas não acho que seja arte", diz o espanhol Albert Turbina, 25, ao passar pela rua Aspicuelta.

A novidade também está na internet, em páginas como a Instagrafite e "As Ruas Falam", na rede social Pinterest.

(AMANDA KAMANCHEK)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.