São Paulo, quinta-feira, 01 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Há espaço para elevar reservas, afirma Mantega

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo deverá continuar comprando dólares e elevando as reservas internacionais, uma espécie de poupança que serve para mostrar aos investidores que o país tem condições de honrar seus compromissos em momentos de crise externa. Ontem, o volume de reservas ultrapassou US$ 100 bilhões, somando US$ 100,360 bilhões.
Segundo o ministro Guido Mantega (Fazenda), apesar do patamar recorde, ainda há espaço para o BC comprar mais. "Essas reservas são altas em relação com o que o Brasil tinha. Mas, se compararmos com os países emergentes, elas podem crescer mais", afirmou.
Segundo ele, com o nível elevado de reservas e o forte ingresso de dólares por causa das exportações, o Brasil está "vacinado" contra turbulência internacional. "Se não tivéssemos essas reservas e a situação de comércio exterior, essa turbulência teria nos derrubado."


Texto Anterior: PIB americano é revisado para baixo; Bernanke vê mercado "funcionando bem"
Próximo Texto: Renda fixa lidera ranking de aplicações em fevereiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.