São Paulo, sábado, 01 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estatal envia sonda para poços da ANP

CIRILO JUNIOR
DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras vai deslocar, no início de maio, mais uma sonda para fazer perfurações da ANP (Agência Nacional do Petróleo) no pré-sal da bacia de Santos. O objetivo é identificar 5 bilhões em reservas que serão usadas na capitalização da estatal.
O gerente de exploração da petrolífera, Mário Carminatti, disse que a sonda SS-53 está finalizando trabalhos exploratórios na bacia do Espírito Santo, e estará disponível para prestar serviços à ANP nas próximas semanas.
Segundo o executivo, ainda não está definida a área que será perfurada.
Ele explicou que existe a possibilidade de os trabalhos no segundo poço estarem finalizados dentro de dois a três meses. Com isso, o volume das reservas poderia ser conhecido em tempo hábil para que a capitalização seja feita realmente neste ano, como deseja a Petrobras.
A ANP descobriu, nesta semana, petróleo no primeiro poço perfurado, situado a nordeste do prospecto de Iara,, no campo BM-S-11. A agência não informou estimativas sobre volume.
Ainda em relação ao bloco BM-S-11, Carminatti disse que a Petrobras não vai devolver áreas no local e que a declaração de comercialidade do campo será feita até o final do ano, dentro do prazo.
O gerente disse ainda que os investimentos em exploração ficarão em torno de US$ 4 bilhões no ano que vem, acréscimo de 25% ante os US$ 3,2 bilhões previstos para este ano.
Segundo ele, metade será destinada a novas fronteiras exploratórias e a outra parte será voltada para blocos no pré-sal e em bacias que já vêm sendo exploradas.


Texto Anterior: Saiba mais: Guarani é a 4ª em moagem de cana no país
Próximo Texto: Cesta de tarifa bancária sobe mais que inflação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.