UOL


São Paulo, domingo, 01 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai participação de BB e Caixa no crédito do país

DO PAINEL S.A.

A participação do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal no mercado de crédito bancário caiu significativamente nos últimos anos. De 40,4% do mercado de crédito que detinham entre 1993 e 1999, as duas instituições passaram a responder por 21,4% em junho de 2002, um ano após a reestruturação patrimonial das duas instituições.
Os números fazem parte de estudo de Fernando Nogueira da Costa, vice-presidente de planejamento da Caixa, com base nos números do Banco Central.
Para Fernando da Costa, há um desestímulo dos agentes econômicos em contrair empréstimos para novos investimentos.
Segundo ele, na Caixa, o sinal está verde para a concessão de novos empréstimos para a economia. "A Caixa tem dinheiro para emprestar, interesse nessas operações, mas não há demanda na economia", afirma.
O vice-presidente da Caixa diz que há interesse dos bancos em geral em aumentar o crédito, já que as taxas cobradas pelas instituições para essas linhas proporcionam uma rentabilidade maior do que os títulos públicos.


Texto Anterior: Círculo vicioso: Após um ano, inadimplência volta a subir
Próximo Texto: Reclamações: BC vai modificar "lista negra" dos bancos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.