UOL


São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FASE 2

Medida, aprovada pelo CMN, vale para agências da Caixa

Contas simplificadas poderão ser abertas sem apresentação de CPF

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As contas bancárias simplificadas poderão ser abertas sem apresentação de CPF (Cadastro de Pessoa Física) nem identidade, desde que o interessado possua NIS (Número de Identificação Social). Esse é o cadastro único para programas sociais do governo.
A flexibilização foi autorizada ontem pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). O diretor de Normas do Banco Central, Sérgio Darcy, disse que as contas com o NIS poderão ser abertas apenas nas agências ou correspondentes bancários da Caixa.
A idéia é permitir que a Caixa, por meio de convênio com a Receita, possa, no futuro, emitir o CPF para o correntista. O CMN autorizou ainda que sejam abertas contas de poupança simplificadas. As regras serão as mesmas das contas de depósito à vista. O saldo médio mensal não poderá ultrapassar R$ 1.000.
Os bancos poderão terceirizar o serviço de correspondentes bancários, com a contratação de empresas que possuam maquinário necessário para representá-los em localidades sem atendimento bancário. Os correspondentes vão poder também vender títulos de capitalização, cotas de consórcio e receber propostas para emissão de cartões de crédito.


Texto Anterior: Trabalho: Participação do salário no PIB cai 8 pontos percentuais em dez anos
Próximo Texto: Águia em transe: Gasto militar impulsiona economia dos EUA
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.