São Paulo, terça-feira, 01 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reservas do pré-sal ainda carregam riscos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Somente a partir do final de outubro, com a perfuração de três ou quatro novos poços, o governo terá uma ideia mais precisa do potencial das reservas da camada do pré-sal, anunciou ontem o presidente da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima.
"A ideia de que o risco [e exploração do pré-sal] é zero nunca passou pela nossa cabeça", comentou Lima. Ele disse que, para cada dez poços perfurados, a média mundial é encontrar petróleo em apenas um. "Estamos dentro da normalidade", observou.
Haroldo Lima anunciou que a agência contratará a Petrobras para perfurar três ou quatro novos poços em áreas da União próximas às áreas já concedidas à iniciativa privada. "Hoje não temos uma previsão quantitativa, só teremos isso quando fizermos a perfuração dos poços."
Segundo o presidente da ANP, a agência já previa que seriam secos os dois poços na camada do pré-sal perfurados por investidores privados, a Esso e a operadora inglesa BG.
"Esses poços estavam localizados no limite do pré-sal, já achávamos que seriam secos", disse Lima.

Perfurações
As perfurações para pesquisa ocorrerão nos 25 mil quilômetros quadrados definidos como o "filé mignon" do pré-sal.
Essa área é chamada de "platô de São Paulo".
O governo contabiliza até aqui sucesso em 87% das 31 perfurações feitas no pré-sal. Na Bacia de Santos, a Petrobras teria encontrado petróleo em 100% das perfurações.
No campo de Tupi, o primeiro a obter licença para testes de longa duração, a produção diária está aquém da previsão inicial da Petrobras, de 15 mil barris diários, segundo informou a Folha ontem. Segundo a ANP, a média diária ficou abaixo de 800 barris por dia em maio e beirou 14 mil barris em junho. Nos dois meses, a média foi de 7.300 barris -ou seja, menos da metade da previsão da Petrobras.
(MARTA SALOMON)

Texto Anterior: Ex-diretor pede estatização total da Petrobras
Próximo Texto: Aprovação de projetos deve demorar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.