São Paulo, Quarta-feira, 01 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sucesso começou com apostilas de madureza em 65

da Reportagem Local

A Editora Ática, alvo da cobiça de pelo menos quatro empresas estrangeiras, começou de forma modesta em 1965, com três professores, os irmãos Anderson e Vasco Fernandes Dias e Antônio Novaes Filho, que davam aulas em curso de madureza.
As apostilas que escreviam foram transformadas em livros e serviram como embrião da editora, um negócio que começou a crescer tanto que eles compraram outra editora, a Scipione, em 85.
A maior aventura dos três sócios foi a entrada no setor de varejo, com a construção do Ática Shopping, uma megalivraria instalada na cidade de São Paulo em 1997, com investimento inicialmente previsto em R$ 25 milhões. Outras livrarias foram instaladas em shopping centers.
O empreendimento não teve o sucesso esperado e as dívidas cresceram, pressionando as contas do grupo, que decidiu vender o shopping e as livrarias. Curiosamente, o comprador também era francês, como o grupo Havas. Em junho de 1998, a Fnac pagou cerca de R$ 25 milhões pelo Ática Shopping, que já foi adaptado aos padrões das livrarias na França.


Texto Anterior: Negócios: Editora Abril compra Ática e Scipione
Próximo Texto: Comunicações: Embratel pede ação contra a "pirataria"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.