São Paulo, quarta-feira, 01 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consórcio faz 1ª descoberta no pré-sal

DA SUCURSAL DO RIO

Um consórcio de petroleiras estrangeiras anunciou ontem a primeira descoberta da camada pré-sal sem a participação da Petrobras. Trata-se de área na bacia de Campos.
Liderado pela norte-americana Anadarko (30%), o consórcio que fez a descoberta conta ainda com a também americana Devon (25%), a canadense EnCana (25%) e a sul-coreana SK (20%).
O reservatório foi encontrado a 1.417 metros, entre a superfície da água e o fundo do mar. A profundidade total do novo campo é de 5.600 metros.
A área fica próxima ao campo de Jubarte (localizado a 40 km de distância), ao litoral sul do Espírito Santo -lá, já são extraídos 18 mil barris diários de óleo leve, de maior valor comercial, numa operação da Petrobras.
Encontrado no bloco BM-C-30, o novo reservatório conta com características geológicas parecidas com as de Jubarte.
Ainda assim, a nova reserva está longe de se situar no chamado "filé mignon" do pré-sal, localizado na bacia de Santos, onde a camada de óleo sob o sal é mais espessa. Segundo Bob Daniels, vice-presidente de Exploração e Produção da Anadarko, a empresa avalia dados que "indicam outras descobertas significativas nessa área promissora".
A companhia prevê pelo menos quatro novas perfurações nas bacias de Campos e Espírito Santo até meados de 2009.


Texto Anterior: BNDES poderá emprestar até R$ 12 bi à Petrobras
Próximo Texto: TCU aponta problemas em Angra 3 e no Rodoanel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.