São Paulo, quinta, 1 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO VERMELHO
Europa e Japão também têm dia de baixas
Rumor sobre 'hedge fund' derruba NY

MARCELO DIEGO
de Nova York

O rumor de que um novo "hedge fund" divulgaria incapacidade de cumprir seus compromissos, aliado à preocupação com as quedas nas Bolsas asiáticas, fez a Bolsa de Nova York despencar ontem.
O índice Dow Jones, que reúne as 30 ações mais negociadas do mercado, recuou 2,9%, ou 237,9 pontos.
A Bolsa fechou com um total de 7.842,62 pontos. Isso significa que os investidores perderam todos os ganhos acumulados durante o ano. Quando abriu em 1998, Dow Jones estava a 7.908,25 pontos.
O mercado foi tomado ontem por boatos de que o Banker Trust New York, a sétima maior instituição bancária dos EUA, iria divulgar um balanço negativo devido à sua exposição nos fundos de longo prazo. O anúncio não aconteceu.
Na semana passada, o LTCM (Long-Term Capital Management), um dos mais conceituados "hedge funds", entrou em colapso.
"A verdade é que ninguém sabe lidar com isso. Todos estão muito temerosos. A pergunta dominante é quem será o próximo", disse Michael Lyons, da Morgan Stanley.
A Bolsa também foi afetada pela baixa no mercado japonês. "O governo japonês parece não ter mais soluções para enfrentar seus problemas financeiros", disse Lyons.
No Japão e na Europa, as quedas foram causadas pelo corte nos juros norte-americanos anteontem. Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 3% para 13.406,39 pontos, nível mais baixo em 12 anos.
A Bolsa de Paris foi a mais abalada na Europa, caindo 4,17%, seguida por Madri, com perdas de 3,99%. O mercado de Frankfurt recuou 2,3%, enquanto em Londres houve uma queda menor, de 0,86%.


com agências internacionais



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.