São Paulo, sábado, 2 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA
Sistemas são adaptados à nova moeda
Executivos fazem serão para o euro

ISABEL CLEMENTE
de Londres

Geralmente poupados de trabalho nos feriados de fim-de-ano, os profissionais do setor financeiro europeu estão tendo um final de semana tumultuado, com os últimos acertos para o lançamento efetivo da nova moeda, o euro.
Estima-se que os bancos europeus estejam investindo algo em torno de US$ 10 bilhões para a conversão de 11 moedas em uma única.
Em Londres, por enquanto o principal centro financeiro europeu, estima-se que cerca de 30 mil pessoas foram deslocadas para a chamada "City", área da capital onde estão concentrados mais de 550 bancos estrangeiros e que parece uma cidade-fantasma nos finais de semana.
A partir de segunda-feira, o euro estará valendo para toda transação comercial que não utilize moedas em espécie. Sua estréia será nos centros financeiros asiáticos, devido ao fuso horário.
Cotada a US$ 1,166, a nova moeda une 11 países, entre eles a Alemanha, a França e a Itália, mas nasce entre discórdia.
O primeiro contratempo foi uma declaração do holandês Wim Duisenberg, presidente do Banco Central Europeu, nesta semana.
Ele disse que não abriria mão do seu mandato de oito anos no posto para Jean-Claude Trichet, atual presidente do banco central francês, assumir em 2002.
Outra disputa, mais comercial e menos política, opõem Frankfurt, na Alemanha, e Londres.
Frankfurt, sede do Banco Central Europeu, quer atrair cada vez mais negócios na nova moeda, alçando-se ao posto de principal centro financeiro europeu.
˛
Disputa
Para não perder o título, Londres anunciou que, mesmo fora da "euroland" (área do euro), continua sendo o melhor palco para negócios internacionais.
O próprio governo britânico se encarregou de orientar as instituições financeiras do país para que todas estejam preparadas para oferecer, a partir de segunda-feira, a maior gama possível de serviços na moeda única dos 11 vizinhos do continente.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.