São Paulo, sexta-feira, 02 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instáveis, Bolsas têm novo dia de perdas

Bovespa chega a cair 4%, mas perda fica em 0,86%; Nova York recua 1,7% ao longo do dia, mas fecha com baixa de 0,28%

Analistas prevêem que este ano será marcado por aumento da volatilidade nas ações, mas ainda esperam bons resultados


MARCELO BILLI
FABRICIO VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Ontem foi mais um dia de instabilidade nos mercados financeiros brasileiro e internacional. As Bolsas norte-americanas e européias fecharam em baixa depois de um dia de grande oscilação de preços. A Bovespa chegou a cair mais de 4%, para fechar em queda de 0,86%.
Analistas prevêem que 2007 seja um ano em que episódios de correção de preços e oscilação nos mercados sejam mais freqüentes.
Por enquanto, o aumento da instabilidade das cotações ainda é visto apenas como um fenômeno financeiro. Apesar de um pouco mais acentuada, a oscilação de preços de ativos ainda é pequena se comparada a padrões históricos, dizem analistas. Pelo menos pequenas o suficiente para não ter impactos negativos na economia real.
Economistas e analistas do setor privado e público ainda trabalham com cenários positivos para a economia mundial e para as grandes economias do planeta. Cenários que dão alento aos preços dos ativos, que, apesar de altos, ainda podem ser alimentados pelos bons resultados econômicos. Apesar das oscilações, é provável que 2007 ainda seja um ano de bom desempenho das Bolsas, projetam analistas de mercado.
Por enquanto, o mercado reage ao sabor dos indicadores. Ontem, números da atividade manufatureira e de gastos com construção nos EUA melhoraram os ânimos dos investidores. Em Nova York, o índice Dow Jones, que chegou a marcar perdas de 1,70% no começo do pregão, terminou com baixa de 0,28%. A Bolsa eletrônica Nasdaq, que agrupa as ações de empresas de alta tecnologia, terminou com recuo de 0,49%.
Na China, a Bolsa teve mais um dia de relevantes perdas ontem (-2,91%). Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,86%.
Os investidores não encontraram motivos para reverter os resultados na Europa, onde a maioria das Bolsas terminou em baixa. A Bolsa de Frankfurt teve queda de 1,12%. Em Paris, o principal índice do mercado acionário recuou 1,05%.


Texto Anterior: Mercado Aberto
Próximo Texto: Incerteza vai persistir, dizem especialistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.