São Paulo, segunda-feira, 02 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor pode se beneficiar da crise, diz órgão

DE GENEBRA

O Brasil foi um dos poucos países em que o setor de telecomunicações continuou a crescer no último semestre. A previsão é que a tendência seja mantida neste ano, apesar do agravamento da crise econômica. A informação é do secretário-geral da UIT, Hamadoun Touré.
Ele citou estatísticas da UIT que indicam a importância dos mercados emergentes para o crescimento do setor. Um exemplo: 1/3 dos 4 bilhões de celulares em operação no mundo hoje vem de um dos países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).
Touré acredita que o setor de telecomunicações não apenas será menos afetado pela crise econômica como pode se beneficiar dela.
"Muitas empresas estão cancelando viagens e preferindo reuniões por videoconferência", diz Touré. A cúpula da UIT está frustrada por não ter convencido o governo brasileiro a montar um pavilhão do país na Telecom 2009, maior evento mundial do setor, que ocorrerá em outubro, em Genebra. Entre os membros do Bric, é o único país que não terá um espaço próprio.
Para o vice-secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, a boa saúde do setor no Brasil contradiz os argumentos da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que culpa a crise financeira pela resistência em investir em um pavilhão do país.
"O mercado reagirá com estranheza se China, Índia e Rússia tiverem o seu pavilhão, e o Brasil, não", disse Zhao. (MN)


Texto Anterior: Telefonia no Brasil está entre as mais caras
Próximo Texto: Portabilidade de números fixos e móveis chega a todo o país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.