São Paulo, terça-feira, 02 de junho de 2009

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Marca chegou a deter 50% do mercado

DA REDAÇÃO

Empresa-símbolo do capitalismo norte-americano, a GM construiu carros celebrados, como o Cadillac, ajudou a alçar milhares de trabalhadores à classe média e, em seu auge, deteve mais da metade do mercado dos EUA.
Pela maior parte do século 20, a GM foi a maior empresa da maior indústria do mundo. Não só liderou inovações no setor mas ajudou a definir o perfil das corporações multinacionais no pós-guerra.
A empresa foi criada em 1908 pelo fabricante de carruagens William Durant, como uma fusão de montadoras, dentre elas a Buick -meses depois, incorporaria a Oldsmobile e a Cadillac. Nos anos seguintes, comprou Chevrolet, Vauxhall e Opel.
Na década de 1950, chegou a ter 54% do mercado americano e, na de 1980, 850 mil empregados.
A empresa perdeu espaço devido à ascensão das fabricantes asiáticas e à incapacidade do setor americano de se adaptar. O aumento do preço do petróleo e a crise global foram a gota d'água.


Com agências internacionais

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