São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Custo para usuário reflete investimento, e mais pedágio é "desejável", afirma secretário

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário dos Transportes, Mauro Arce, disse que o modelo de concessão de rodovias em São Paulo é adequado e que não considera o número de pedágios a serem construídos nos próximos meses exagerado. "É desejável que haja o maior número possível de pedágio. Isso cria uma distribuição melhor da tarifa para todos os usuários", afirmou.
Para ele, o aumento no preço das tarifas, em relação ao que é cobrado atualmente, reflete os grandes investimentos que serão feitos ao longo dos próximos 30 anos em todos os trechos. Segundo ele, os cinco grupos que assumiram os lotes no leilão de quarta terão de investir R$ 8 bilhões em reformas, manutenção, construção de trechos, duplicações e implantação de serviços que não existem hoje em alguns trechos, como os das rodovias Marechal Rondon e Raposo Tavares.
Exceção à Ayrton Senna/ Carvalho Pinto, as rodovias tinham tarifas defasadas em relação às demais concessões operadas neste momento em São Paulo. Ele disse que o resultado do leilão foi positivo dados os deságios sobre o preço-teto definido em leilão e sobre a tarifa média das concessões em São Paulo. Considerados os preços praticados hoje nos corredores, não há redução, mas expressivo aumento -novamente exceção feita à Ayrton Senna/Carvalho Pinto.
Arce disse à reportagem da Folha que o número de pedágios cria uma justiça na distribuição das tarifas. "Por exemplo, se você sai de Jaguariúna e vai para Campinas, você paga pedágio. Mas, se for para Mogi-Guaçu, um trecho maior de estrada, não pagará. O ideal seria a criação de um pedágio em cada saída, mas, como isso não é possível, o aumento do número de pedágio é a melhor alternativa", afirmou.
Uma parte dos investimentos de R$ 8 bilhões será feita nas estradas vicinais, que na 2ª Etapa do Programa de Concessões de Rodovias foi incorporada nos lotes. (AB)

Texto Anterior: Leilão em SP cria 61 pedágios e eleva custo
Próximo Texto: "O caminhoneiro é quem vai pagar", diz sindicalista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.