São Paulo, sábado, 03 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria se contrai pelo 5º mês na China

DA BLOOMBERG

A produção industrial da China diminuiu pela quinta vez em dezembro, num momento em que as recessões de EUA, Europa e Japão reduziram a demanda por itens de exportação, segundo pesquisa.
O índice da corretora CLSA dos gerentes de compras da China ficou em 41,2 pontos em dezembro, ante a baixa recorde de 40,9 pontos do mês anterior. Um cômputo inferior a 50 pontos reflete uma contração.
As empresas industriais de setores que vão desde metais até brinquedos estão reduzindo a produção ou fechando as suas portas. A Chinalco, a maior processadora de alumínio chinesa, e a Yunnan Tin, a maior produtora de estanho mundial, reduziram a produção diante da queda dos preços.
"As indústrias chinesas reduziram os seus quadros de funcionários ao ritmo mais acelerado já registrado pela série histórica até agora", disse o relatório. O índice da CLSA de nível de emprego se contraiu por cinco meses consecutivos.


Texto Anterior: Ritmo industrial dos EUA é o pior desde 80
Próximo Texto: Após Natal fraco, falências ameaçam lojistas americanos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.