São Paulo, sábado, 03 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria da região volta a se contrair

DA REDAÇÃO

A atividade industrial nos países que integram a zona do euro se contraiu em dezembro pelo sétimo mês consecutivo, aprofundando ainda mais a pior marca do índice e sinalizando o aprofundamento da recessão no bloco.
Segundo levantamento do instituto Markit Economics, o índice dos gerentes de compras no setor manufatureiro da zona do euro caiu de 35,6 pontos em novembro para 33,9 pontos no mês passado -o pior resultado nos 11 anos da pesquisa. Um resultado abaixo de 50 pontos indica contração.
No terceiro trimestre, a economia da zona do euro se contraiu em 0,2%, resultado idêntico ao dos três meses anteriores, e a expectativa, com a divulgação de dados como o da atividade industrial, é a de que o resultado de outubro a dezembro do ano passado seja ainda pior.
Os dados da atividade manufatureira também devem elevar a pressão para que o BCE (Banco Central Europeu) intensifique a sua política de corte da taxa de juros. Enquanto os BCs dos Estados Unidos e do Japão reduziram seus juros para perto de 0%, a ação do BCE é considerada lenta por analistas, até mesmo na comparação com o banco central do Reino Unido.
O banco central da zona do euro cortou os seus juros a partir de outubro de 4,25% para 2,5%. Já o BC britânico reduziu a sua taxa de 5% para 2%, e analistas esperam que haverá um novo corte na reunião da semana que vem.


Texto Anterior: Europa espera maior intervenção estatal
Próximo Texto: Desvendando 2009: A grande implosão dos imóveis em 2008
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.