São Paulo, sábado, 03 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumidor não é fiscal, diz Associação Comercial de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

"A função do consumidor não é fiscalizar, é comprar", diz Emílio Alfieri, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), ao comentar o projeto da Fazenda paulista que dá crédito de ICMS para quem exige nota fiscal e estimula o pagamento de impostos das empresas de varejo.
"O consumidor quer se satisfazer com uma compra. Ele quer comprar o que pode com o dinheiro que tem ou por meio de financiamento, não quer ser fiscal. A fiscalização não é função do consumidor. Quem tem que fiscalizar se a loja paga ou não imposto é o governo."
Na avaliação de Alfieri, o governo é remunerado o suficiente para fazer fiscalização. "O governo já ganha muito para fazer isso. O setor público arrecada de impostos o equivalente a 40% do PIB [Produto Interno Bruto) do país. E esse dinheiro não volta na forma de melhorias em estradas, hospitais, escolas, porque o governo aloca mal esses recursos", diz. O consumidor, na sua avaliação, não deve se preocupar com quem paga ou não impostos. (FF)


Texto Anterior: Programa municipal já rendeu R$ 60 mi
Próximo Texto: Nelson Machado: Previdência justa e sustentável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.