São Paulo, terça-feira, 03 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itália ameaça impedir a venda de tele

Ministro italiano quer que empresas do país façam oferta pela Telecom Italia e impeçam negócio com AT&T e América Móvil

Possível negociação faz papéis da Telecom Italia subirem 9,6% em Milão; no Brasil, ações da TIM registram ganho de 5,97%


DA BLOOMBERG

A Itália ameaçou proibir uma tentativa da americana AT&T e da mexicana América Móvil para tomar o controle acionário da Telecom Italia, a maior empresa de telefonia do país, apenas quatro meses após o governo de Romano Prodi ter frustrado a tentativa de compra da Autostrade (estradas).
O ministro das Comunicações da Itália, Paolo Gentiloni, disse ontem que a empresa de telefonia é um "ativo muito importante" e pediu que fosse apresentada uma contraproposta por bancos e empresas italianas.
O ministro das Obras Públicas, Antonio Di Pietro, afirmou que medidas judiciais e legislativas devem ser tomadas para impedir que a AT&T e a América Móvil ameacem o antigo monopólio de telefonia como se fosse "um quilo de maçãs".
A AT&T e a América Móvil ofereceram cada uma aproximadamente 1,35 bilhão para comprar um terço da Olimpia, holding controlada pela Pirelli e que detém 18% da empresa de telefonia, o que lhes daria o controle de um total de 12% da Telecom Italia.
A Telecom Italia é dona no Brasil da TIM (segunda maior operadora de telefonia móvel do país) e de parte da Brasil Telecom (concessionária de telefonia fixa das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul).
Uma forma que o governo italiano tem para impedir a compra será pressionar o Mediobanca e o Assicurazioni Generali a adquirir as participações da Olimpia. Respectivamente o maior banco de investimento e a maior seguradora da Itália, eles detêm participação conjunta de mais de 5% na Telecom Italia e têm o direito de equiparar a oferta da AT&T e da América Móvil, de acordo com a Pirelli.

Bolsas
A possível negociação da Telecom Italia movimentou o mercado. As ações da empresa subiram 9,6% em Milão. As da Pirelli tiveram alta de 9,4%.
No Brasil, ações de diferentes empresas de telefonia se destacaram na Bovespa. No topo das altas ficou a ação preferencial da TIM Participações, com ganho de 5,97%. Também tiveram altas relevantes as ações Brasil Telecom Participações ON (2,40%) e Vivo PN (2,37%).

Bolívia
O presidente boliviano, Evo Morales, emitiu ontem um decreto para a criação de uma comissão ministerial que estudará por 30 dias um plano de negociação para nacionalizar a Entel, a maior empresa de telefonia do país. A Telecom Italia é a principal acionista da Entel.


Texto Anterior: Coréia do Sul e EUA fecham acordo comercial
Próximo Texto: Análise: Slim pode ter chance única de dominar Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.