São Paulo, sexta-feira, 03 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras cancela emissão de títulos

DA REDAÇÃO

A Petrobras decidiu adiar a emissão internacional de US$ 500 milhões em títulos, que era esperada para o começo deste mês. Segundo a empresa, a decisão se deve às incertezas do mercado de ações nos EUA e na Europa. Com a emissão, a estatal esperava alongar o perfil de sua dívida.
"A situação das grandes corporações lá [nos EUA e na Europa" é preocupante, e decidimos adiar o lançamento até que a calma retorne ao mercado", afirmou ontem o gerente-executivo de finanças da Petrobras, Almir Barbassa. "Não tem nada a ver com a piora das classificações da dívida do Brasil."
Barbassa afirmou que a direção da estatal ficou particularmente preocupada com a queda das ações da WorldCom, segunda maior operadora de telefonia de longa distância nos EUA, e com a concordata do grupo britânico NTL, de TV a cabo
"Estaríamos disputando mercado onde essas companhias operam, e este não é o melhor momento para isso", disse Barbassa.
Mas, para analistas do mercado financeiro, a revisão dos bancos pesou. Helio Osaki, da Finambras, afirma que não há como desassociar a decisão da Petrobras e os rebaixamentos.
"A notícia preocupa. Se a Petrobras, uma de nossas empresas mais sólidas aos olhos do investidor externo, tem dificuldades, imagine as outras", afirmou.
Entre os corretores também se especula que a Eletropaulo deve cancelar a emissão de bônus. As ações da concessionária de energia elétrica caíram 9,4% ontem.



Texto Anterior: Chefe da missão do FMI vê país com melhoria e prevê queda da inflação
Próximo Texto: Bovespa sofre o maior tombo desde novembro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.