|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Pesquisa aponta que China irá liderar setor
DA REPORTAGEM LOCAL
Uma pesquisa recente da
consultoria Bain & Co revelou
que houve uma inversão no
consumo de luxo no mundo em
decorrência da crise financeira.
Em 2010, a China será o carro-chefe das vendas, respondendo, sozinha, por 15% do faturamento do setor. Os asiáticos participarão com 25%.
Não há números para o Brasil, mas a consultoria considera
que o país será um dos principais polos de crescimento porque já atrai a atenção das grandes marcas que planejam investir na América Latina.
Nas demais regiões, principalmente EUA, Europa e Japão, o crescimento será menor
em decorrência da crise econômica global, que afastou os consumidores das lojas. No Japão,
haverá retração.
Oito brasileiros estão na fila
de espera para receber a Ferrari 458, lançada há menos de 20
dias na Europa. A expectativa é
que, até o fim deste ano, outros
12 clientes façam encomendas
do veículo, que não sai por menos de R$ 1,5 milhão.
Segundo a Abeiva, associação
que representa os importadores, entre janeiro e março a comercialização de carros de luxo
cresceu mais que o triplo que o
mercado tradicional. Nesse período, as vendas de marcas de
luxo como BMW, Porsche,
Mercedes, Jaguar e Ferrari tiveram alta de 56% em relação
ao mesmo período de 2009.
Somente a BMW e a Porsche
mais que dobraram suas vendas. "Tivemos neste ano o melhor resultado da Porsche no
Brasil para um primeiro trimestre", disse Marcel Visconde, presidente da Stuttgart
Sportcar, representante da
marca no país.
No ano passado, o Brasil se
tornou o maior mercado da
montadora na América Latina,
desbancando o México. "A expansão da classe C puxa as classes A e B, onde estão nossos
consumidores. E agora, com a
estabilidade cambial, a perspectiva é que o segmento de
carros de luxo cresça mais."
Esse segmento foi um dos
principais responsáveis pelo
desempenho das vendas de artigos de luxo.
(JULIO WIZIACK e PAULO DE ARAUJO)
Texto Anterior: Setor de serviços será o carro-chefe desse mercado Próximo Texto: Mídia: Campanha da Folha recebe prêmio internacional em NY Índice
|