UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petróleo nigeriano abastece 39% do total importado pela Petrobras

Nigéria é maior fornecedor do país

DA SUCURSAL DO RIO

A Nigéria é o principal fornecedor estrangeiro da Petrobras e abastece 39% das necessidades de importação da empresa. Entre janeiro e abril, a Petrobras comprou em média 137,16 mil barris diários do país, ao custo de US$ 528,78 milhões. O Brasil compra do exterior 20% do que consome de petróleo e derivados.
Responsável por 2,7% da produção mundial de petróleo, a Nigéria foi a principal justificativa apresentada ontem pelo Ministério de Minas e Energia para recuar no anúncio de redução dos preços. O país vem enfrentando uma greve geral desde a segunda-feira, porque o governo deixou de subsidiar os preços dos combustíveis.

Sem comentários
A Petrobras não quis se pronunciar ontem sobre o recuo do ministério, mas funcionários da empresa confirmaram a versão oficial, dizendo que o presidente da estatal, José Eduardo Dutra, argumentou contra a queda.
O analista de petróleo do Banco Pactual, Luiz Otávio Laydner, disse que o governo foi prudente. "Apesar de a Nigéria ser responsável por apenas 2,7% da produção mundial do óleo, ela é uma das grandes fornecedoras mundiais", afirmou.
Em maio, o país africano produziu 2,090 milhões de barris de petróleo por dia. A produção da Petrobras é de 1,6 milhão de barris diários.
Já o consultor do Centro Brasileiro de Infra-estrutura (CBIE) Adriano Pires afirmou que a estatal está perdendo uma boa oportunidade de reduzir preços.
Pires Lembrou que julho é o mês de férias nos Estados Unidos, o que deve elevar o nível de consumo do país. "Os preços serão pressionados. E o Brasil terá, mais uma vez, uma desculpa para não fazer cortes nos valores cobrados pela Petrobras", disse.
Pires afirmou que a crise na Nigéria já havia se desencadeado antes mesmo das declarações da ministra, na terça-feira. "Mais uma vez, o governo está adiando a redução do preço do combustível para preservar a receita da Petrobras e, com isso, atingir um superávit primário maior."


Texto Anterior: Movimento ainda não afeta produção
Próximo Texto: Para especialista, preço da gasolina pode cair até 14%
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.