São Paulo, terça-feira, 03 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO GLOBAL

Tailandês assume comando da OMC e defende respeito à agenda de Doha
O tailandês Supachai Panitchpakdi, o novo diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), assumiu o cargo ontem, no lugar do neozelandês Mike Moore. Supachai disse ontem, em seu primeiro dia de trabalho, que seu principal objetivo será pressionar os países-membros para que cumpram a agenda de negociações da nova rodada sobre redução de tarifas.
"Não podemos perder tempo", afirmou o novo diretor-geral. "Os prazos são importantes para fazer dessa uma rodada bem-sucedida e eficaz." Em novembro passado, no encontro da OMC em Doha (Qatar), ficou acertado entre os membros que as negociações se estenderão até dezembro de 2004.
Supachai já foi vice-premiê e ministro do Comércio da Tailândia. Em seus três anos no comando da organização, o novo diretor pretende também dar assistência aos países mais pobres, para que eles possam negociar e implementar acordos comerciais. Outro de seus objetivos será simplificar e agilizar os processos de disputas comerciais, que normalmente se arrastam por vários anos.
Entre os vice-diretores que trabalharão com Supachai está o diplomata brasileiro Francisco Thompson-Flores. Os outros vices são Rufus Yerxa, dos Estados Unidos, Roderick Abbott, do Reino Unido, e Kipkorir Aly Azad Rana, do Quênia.
(DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Trabalho: Para reduzir custos, TV Gazeta tira 7 programas do ar e demite 80 funcionários
Próximo Texto: Combustíveis: Governo federal vai usar R$ 500 milhões para elevar estoques de álcool
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.