São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CVM recebe reclamações de investidores contra a Sadia

DA REPORTAGEM LOCAL

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) recebeu, na última segunda-feira, reclamações de investidores que se sentiram prejudicados pela perda de R$ 760 milhões com operações cambiais, reconhecida pela Sadia na semana passada.
As reclamações foram feitas por meio da Superintendência de Orientação e Proteção aos Investidores da CVM e encaminhadas às Superintendências de Relações com Empresas e de Relação com o Mercado. A autarquia não detalha o teor das reclamações, que correm em sigilo, nem as prováveis conseqüências à empresa.
A Sadia também tem recebido diversos e-mails de reclamações e pedidos de informações de investidores. As questões dos acionistas minoritários têm sido respondidas por e-mail. Já os grandes investidores institucionais têm sido atendidos em teleconferências, mesmo com o fato de a empresa ainda não ter detalhado os motivos do prejuízo.
Mesmo sem a conclusão das causas, a empresa puniu dois executivos com demissão. Adriano Ferreira, diretor financeiro e Álvaro Ballejo, gerente de finanças, foram mandados embora tão logo as perdas vieram a público. Segundo a empresa, Ballejo foi o responsável pelo prejuízo enquanto Ferreira, chefe do departamento, não teria acompanhado as operações de seu subordinado.
Os investidores argumentam que as demissões dos executivos seriam insuficientes e que a empresa deveria compensá-los por não ter controle sobre o departamento financeiro.


Texto Anterior: Para Fiat e Gerdau, crise não afetou demanda no Brasil
Próximo Texto: Sob pressão, Congresso dos EUA vota pacote
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.