São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Comércio fecha 48 mil vagas neste ano em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

O comércio foi o único setor em que o número de vagas fechadas supera o de abertas de janeiro a setembro na região metropolitana de São Paulo.
Levantamento feito a partir da pesquisa do Dieese e da Fundação Seade mostra que no comércio foram fechadas 48 mil vagas neste ano -ao contrário dos demais setores. Na indústria, o saldo é positivo em 24 mil vagas. No setor de serviços, em 191 mil. Nos outros setores (serviços domésticos e construção civil), em 41 mil.
Nos últimos 12 meses, esse resultado se repete. A expansão de vagas ocorre na indústria (146 mil vagas) e no setor de serviços (267 mil). Há estabilidade nos outros serviços, mas no comércio os postos diminuem -foram fechadas 17 mil ocupações. Só em setembro, o comércio liqüidou 45 mil vagas, enquanto indústria, serviços e outros setores criaram postos de trabalho -respectivamente, 13 mil, 46 mil e 11 mil.
Uma das explicações é a lenta recuperação da renda do trabalhador. "O emprego e o rendimento estão inferiores aos patamares de 2002 e de 2000, quando houve crescimento da atividade econômica", diz Clemente Ganz Lúcio, diretor-técnico do Dieese.


Texto Anterior: Lojas repõem emprego com temporários e renda menor
Próximo Texto: Salário do setor cai 45% desde julho de 2003
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.