São Paulo, sábado, 04 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Citi processa ex-executiva da Brasil Telecom

DO VALOR ONLINE

O Citigroup abriu processo na Corte distrital de Nova York contra a executiva Carla Cico, que presidiu a Brasil Telecom de março de 2001 a setembro de 2005.
No processo, ao qual o "Valor Online" teve acesso, o banco americano afirma que a executiva ajudou o Opportunity a descumprir deveres fiduciários que ele teria como gestor do fundo CVC, controlador da Brasil Telecom, do qual o Citigroup é o único cotista.
A instituição financeira também processa o Opportunity, ao alegar que Daniel Dantas, dono do banco, abusou de sua posição de gestor do fundo e exerceu, de fato, controle sobre a Brasil Telecom, colocando pessoas próximas a ele nos conselhos das companhias que controlam a tele.
De janeiro de 1995 a fevereiro de 1999, Carla foi diretora de uma companhia criada pela Telecom Italia para investimentos no exterior, inclusive no Brasil, a Stet. Em 1999, ela foi convidada por Dantas a ingressar no Opportunity e, dois anos depois, assumiu a presidência da Brasil Telecom. No processo, o Citigroup cita a relação "próxima" entre Carla e Dantas.
Depois de destituir Dantas da gestão do fundo, o Citigroup acertou um acordo com os fundos de pensão para dividirem a gestão da Brasil Telecom. Após trocar os conselheiros de todas as empresas que compõem a intrincada cadeia societária da operadora, a diretoria da Brasil Telecom foi alterada em 30 de setembro de 2005.
A atual gestão da empresa informou, em dezembro, que quer que Daniel Dantas e seus assessores devolvam ao menos R$ 361,98 milhões em recursos que teriam sido usados em benefício pessoal ou em favorecimento das empresas do dono do Opportunity.
Na lista de irregularidades estão gastos com aviões do consórcio Voa; salários de funcionários do Opportunity; aluguel de escritório do Opportunity; decoração do escritório do Opportunity; agência de viagens da irmã e do cunhado de Daniel Dantas, entre outros.


Texto Anterior: Ligações perigosas: Juíza se afasta de casos com o Opportunity
Próximo Texto: Acordo ilícito: PF prende fiscal do INSS acusado de extorsão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.