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Opel afirma que precisa de € 3,3 bi para não falir
DO ENVIADO ESPECIAL A GENEBRA
Nunca uma semana demorou tanto a passar na história
da Opel (braço alemão da General Motors). A empresa precisa de € 3,3 bilhões para não
decretar falência nos próximos
dias, disse ontem à Folha,
Alain Visser, vice-presidente
da Opel, após apresentar, no
Salão de Genebra, um carro
elétrico que, se tudo correr
bem, será lançado em 2011.
Segundo Visser, isso vai depender de uma decisão da
União Europeia, que pode exigir a separação da Opel do grupo GM, conforme prevê o sindicato dos metalúrgicos das fábricas da GM na Europa.
Os rumores começaram após
a Opel anunciar, na semana
passada, um prejuízo de € 1,3
bilhão em 2008 e a queda de
10,5% nas vendas. Desde novembro, a Opel pediu dinheiro
aos governos alemão, espanhol,
polonês, belga e britânico.
"Todas as opções estão abertas, mas gostaríamos de ver alguma assistência do governo
[UE] e garantias de que a empresa possa se manter viva",
disse à Folha Bob Lutz, vice-presidente da GM no mundo.
Lutz afirma ainda que o grupo cogita se associar a outras
montadoras, mas ainda não definiu qual. "O problema é que a
GM se tornou a parte visível da
crise automotiva porque foi a
primeira a pedir dinheiro ao
governo dos EUA. Mas todo
mundo [outras montadoras]
está com problemas. Será um
pouco difícil encontrar alguém
disposto a gastar muito dinheiro para se associar a Opel."
Para o vice-presidente da
GM, as empresas saudáveis financeiramente, como Mercedes-Benz, BMW e Honda, estão economizando. "Seis meses
atrás não seria tão difícil, mas
agora eu estou um pouco assustado acerca do caminho que
isso pode levar", diz Lutz.
Com ou sem joint venture, a
GM europeia terá de cortar
custos, fechar fábricas e demitir. Nos próximos três anos,
cinco fábricas estão ameaçadas
em países como Espanha, Bélgica, Alemanha e Inglaterra. Se
o cenário não mudar, 17 mil
operários podem perder seus
empregos na Europa.
Por ironia, logo numa fase
em que a Opel vem lançando
seus melhores carros em décadas. Em novembro, a marca ganhou o prêmio Car of the Year
2009, com o Insignia (substituto do Vectra na Europa).
(FABIANO SEVERO)
O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz
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