São Paulo, Quinta-feira, 04 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXUBERÂNCIA
Presidente Bill Clinton pretende lançar ações do seguro social no mercado financeiro
Greenspan rechaça proposta de reforma da Previdência dos EUA

MARCELO DIEGO
de Nova York

O presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA), Alan Greenspan, discursou ontem contra a proposta do governo de reforma da Previdência, fez um alerta aos investidores com carteiras de ações da Internet e se colocou favorável a uma redução nos impostos do país.
Greenspan discursou no subcomitê de comércio da Câmara, que está debatendo a proposta do governo de reforma do sistema de seguro social. O presidente Bill Clinton quer usar recursos dos superávits orçamentários dos próximos anos para lançar ações de seguro social no mercado financeiro. A valorização dos papéis, com lastro do governo, permitiria a captação de recursos necessária para a manutenção do sistema de Previdência. Com o envelhecimento da população, o governo teme um colapso do sistema em 15 ou 20 anos.
Greenspan disse ser contrário à tese e que, mesmo se ela for colocada em prática, pode não ser suficiente.
"Uma atividade desse tipo teria uma interferência política muito grande no mercado financeiro", afirmou. Ele disse ser favorável a uma redução interna de impostos. "Ajudaria a aumentar a poupança interna e a renda pessoal, aumentando a contribuição ao sistema previdenciário. O que ajudaria também seria o governo aproveitar melhor o dinheiro disponível."
Greenspan disse que é mais fácil o Congresso mudar sua legislação do que o Fed modificar a condução da política econômica do país.
O discurso foi quase todo baseado na reforma do seguro social, mas ele advertiu as pessoas que mantêm investimentos em papéis da Internet. "Se você tem todo seu dinheiro em ações da Internet, você está com sérios problemas."


Texto Anterior: Opinião econômica - Paulo Nogueira Batista Jr.: Complexo de Cafuringa
Próximo Texto: BC japonês zera juros interbancários
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.