São Paulo, quarta-feira, 04 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO

Valor de Bolsas européias supera o de americanas

DO "FINANCIAL TIMES"

Pela primeira vez desde a Primeira Guerra (1914-1918), o valor de mercado das Bolsas européias superou o dos pregões americanos. O resultado é considerado mais um sinal da perda de poder dos mercados de capital dos EUA.
No final da semana passada, o valor de mercado de 24 pregões europeus, entre eles o da Rússia, atingiu US$ 15,720 trilhões, superando os US$ 15,640 trilhões das Bolsas dos Estados Unidos, de acordo com dados da Thomson Financial.
A valorização do euro em relação ao dólar, o crescimento dos mercados do Leste Europeu e os bons resultados das Bolsas estimulados pelo aumento da rentabilidade fizeram com que a Europa reduzisse a diferença que a separava dos EUA.
Para Ian Harnett, do Absolute Strategy Research, a vantagem européia marcou uma "mudança sísmica" nos mercados.
De acordo com a Thomson Financial, os papéis europeus tiveram valorização de 160% em termos de dólar desde o início de 2003. Já as ações americanas subiram 70,5% nesse mesmo período.
Também desde o começo de 2003, o euro se valorizou em 26% em relação ao dólar.


Texto Anterior: Comércio internacional: Governo rebate críticas dos EUA sobre barreira comercial
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Desindustrialização, a visão do Iedi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.