São Paulo, terça-feira, 04 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Andima pede que governo sinalize rumo da economia

DA FOLHA ONLINE

O presidente da Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto), Edgar da Silva Ramos, cobrou ontem do governo Lula uma sinalização mais clara sobre os rumos da economia e a gestão da dívida pública.
"O governo precisa mostrar um farol para os investimentos", disse Ramos.
Ele negou boatos de que a Andima estaria pressionando o governo para a recompra de títulos públicos, a fim de evitar uma crise de liqüidez no mercado, diante da alta dos prêmios pedidos pelos investidores para carregar esses papéis.
"Há uma grande sintonia entre as mesas de operação dos bancos e a mesa do BC."
Segundo Ramos, há hoje excesso de volatilidade no mercado com a expectativa de alta dos juros nos EUA, após recentes declarações do presidente do Fed (o BC dos EUA), Alan Greenspan.
Já o secretário-adjunto do Tesouro Nacional José Antonio Gragnani disse que o "Tesouro tem condições de caixa bastante altas para suportar a volatilidade internacional e não precisa vender títulos a qualquer preço".
Segundo ele, o governo não precisa aceitar as altas taxas de remuneração exigidas pelas instituições financeiras. (FELIPE FRISCH)


Texto Anterior: Mercado tenso: Para BC, FMI e EUA, país "está bem"
Próximo Texto: Mercado tenso: Países emergentes registram fuga recorde de investimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.