São Paulo, terça-feira, 04 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VAREJO

Operações à vista no comércio de SP registram queda de 0,3% ante 2003

Vendas a prazo salvam lojas em abril

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os resultados do comércio paulista em abril serviram para mostrar que as vendas a prazo salvaram o desempenho geral do varejo no mês, mas não trouxeram sinais claros de recuperação.
A avaliação é da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), que apurou em abril alta de 9,7% no volume de consultas de lojas ao sistema de proteção ao crédito -para operações a prazo- em relação ao mesmo mês de 2003. Nas consultas para operações à vista houve ligeira retração, de 0,3%, em abril em relação a igual período de 2003.
"Abril não teve um grande resultado. É a partir de junho ou julho que teremos maior clareza nos dados, pois então iremos comparar os números com os do segundo semestre de 2003, que estava mais aquecido", diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.
Na comparação dos indicadores de venda dos meses neste ano, os números também não revelam tendências. Na verdade, há um sobe-e-desce na tabela.
Tanto nas vendas à vista quanto nas parceladas, a situação se repete: janeiro foi melhor que fevereiro, que, por sua vez, foi pior que março. Já abril teve desempenho abaixo do de março. Para o Dia das Mães, é aguardada uma repetição do que foi visto até agora: números melhores do que os de abril e superiores aos de 2003. Isso tem relação com o efeito estatístico citado por Solimeo.
Já os fabricantes de eletrônicos esperam crescimento de 5% nas vendas para o Dia das Mães.


Texto Anterior: Afogado em números: Conta não bate com a da Previdência
Próximo Texto: Previdência: Sai nova tabela para as contribuições ao INSS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.