São Paulo, segunda-feira, 04 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina recorre ao BNDES para comprar avião da Embraer

DO ENVIADO ESPECIAL A BUENOS AIRES

O secretário de Transportes da Argentina, Ricardo Jaime, anunciou que iria nesta semana a São Paulo para negociar a compra de aviões da Embraer para a Aerolíneas Argentinas. A informação passou a constar, para a mídia argentina, da pauta da qual o presidente Lula e os empresários que o acompanham tratariam durante a visita ao país, embora até ontem Jaime não tivesse combinado nada com as autoridades brasileiras, como seria usual.
Se houver negócio, será uma mostra de como os dois países seguiram rumos diferentes.
Em artigo para o jornal "Perfil", Alberto Ferrari Etcheberry, ex-diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade San Martín, lembra que que, em 1989, a Embraer e a Fábrica de Aviões de Córdoba fizeram acordo para a produção de aviões para cerca de 100 passageiros. "O lado argentino tinha a seu cargo um terço da fabricação e receberia para sua venda no exterior um terço dos mercados", diz Etcheberry. Aí veio a febre privatizadora do governo Carlos Menem e a fábrica "foi entregue à Lockheed Martin, que a abandonou."
Moral da história, sempre segundo Etcheberry: a Argentina pensa em recorrer a crédito brasileiro (em tese do BNDES) para "comprar o avião que pôde ser argentino-brasileiro e que os brasileiros converteram em sucesso mundial". (CLÓVIS ROSSI)


Texto Anterior: Brasil e Argentina têm até US$ 8 bi de motivos para paz
Próximo Texto: Entrevista - Edemir Pinto: Após fusão, Bolsa brasileira dá início à expansão global
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.